

PROJETO RELATUS
O Instituto Glória e a Microsoft resolveram somar forças para mudar o cenário da violência de gênero, acreditam que a tecnologia, canalizada para a humanização, atinge sua forma maior de impacto – indo muito além da tão comentada transformação digital.
Qualquer pessoa pode contar sua história, relatar a violência que viveu, como quem manda uma mensagem de áudio para alguém em aplicativos de mensagens instantâneas. Com a garantia do anonimato. Sem intermediários nem interpretações, o Relatus constitui o primeiro glossário da violência de gênero no Brasil. Na verdade, o primeiro no mundo.
Todas as palavras são transcritas e alimentam um banco de dados de termos e expressões da violência. Algoritmos de mineração textual fazem o mapeamento semântico. Dados como faixa etária e localização, cedidos espontaneamente, são usados na construção de métricas associadas aos tipos de violência e características das ocorrências. As métricas estão à disposição dos agentes públicos para que criem – ou melhorem – políticas públicas, preventivas inclusive.
Power4Girls
O Programa Power4Girls - Empower to Lead! é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA em parceria com o Instituto Gloria e apoio da rede CONIF e tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI.
O Programa é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país que buscam de forma criativa solucionar um problema/questão na área de acessibilidade e inclusão.
Cada equipe deverá propor um projeto a ser desenvolvido de acordo com o tema do Programa e que cause impacto positivo em sua comunidade, cidade, estado ou em todo o país. O Comitê de seleção do Power4Girls fará a avaliação dos projetos propostos e selecionará as 20 melhores ideias a serem desenvolvidas ao longo do Programa, , que já ocorre há dois anos.

CAIXA DE SEGREDOS
Criamos uma caixa com relatos de violência de gênero, com o intuito de romper o silêncio e encorajar mulheres a denunciar e contar suas histórias.
A tampa traz gravação do nome da apoiadora no plural, reforçando o aspecto coletivo dessa luta.
Ao abrir a caixa, ela encontra os objetos que fazem referência ao tipo de violência abordado no relato e
um cartão com abertura central, como um convite para romper o silêncio!
Ao rasgar o papel, ela descobre um lenço com a estampa desenvolvida para o Instituto.
O lenço, objeto que pode ser usado para silenciar, agora é símbolo de resistência. Assim como o adereço, os objetos enviados também ganham novo significado a partir das historias de superação.
O fundo espelhado da caixa com a mensagem “eu me vejo” é um convite para olhar para dentro, se empoderar e fortalecer!
#200MilPorElas
Um vídeo de um homem agredindo sua esposa se tornou viral pelas redes, impactando milhares de brasileiros. Mesmo com a maioria das pessoas tendo se indignado com o fato, o vídeo resultou em um acontecimento inacreditável: em poucos dias, o perfil no Instagram do acusado ganhou 200 mil seguidores. Pensando nisso, foi criado pela Artplan, o Instituto Gloria e Instituto Maria da Penha o movimento #200MilPorElas.
Com o mote “Siga quem ajuda a combater a violência contra a mulher e não quem a pratica”, a comunicação foi ao ar nas páginas @eusouagloria e @institutomariadapenha. Diversos influenciadores também aderiram à causa e desafiaram mais pessoas a se unirem ao movimento, cujo principal objetivo é angariar seguidores para os perfis que informam sobre o que é e como combater a violência contra a mulher.
HQ Glória - Jovens Embaixadoras
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pelo Grupo +Unidos. Entre as nossas principais parcerias estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais/Espaços Americanos – BNCs, além de empresas que demonstram um claro comprometimento com a responsabilidade social corporativa: MSD, e SMTour.
O programa tem como alvo estudantes do Brasil que estão no ensino médio da rede pública e que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.
No Brasil, o programa é implementado em parceria com o Grupo +Unidos e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Educação (CONSED) e uma rede de centros binacionais/espaços americanos – BNCs, além de empresas do setor privado que acreditam na juventude brasileira e apoiam esse importante programa de intercâmbio.